Sem categoria

LIÇÃO DE PEDAGOGIA


 

A ESCOLA COM QUE EU SEMPRE SONHEI

SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR

Rubem Alves

 


       

  "Não cobiço nem disputo os teus olhos; não estou sequer à espera que me deixes ver através dos teus olhos. nem sei  tampouco se quero ver o que vêem e do modo como vêem os teus olhos…

      Nada do que possas ver me levará a ver e a pensar contigo.  se eu não for capaz de aprender a ver pelos meus olhos e a pensar comigo…

      Não me digas como se caminha e por onde é o caminho;  deixa-me simplesmente acompanhar-te quando eu quiser…

      Se o caminho dos teus passos estiver iluminado  pela mais cintilante das estrelas que espreitam as noites e os dias, mesmo que tu me percas e eu te perca, algures na caminhada certamente nos encontraremos…

      Não me expliques como deverei ser, quando um dia as  circunstâncias quiserem que eu me encontre no espaço  e no tempo de condições que tu entendes e dominas…

      Semeia-te como és e oferece-te simplesmente à colheita de todas as horas

      Não me prendas as mãos, não faças delas instrumento dócil de inspirações que ainda não vivi…

      Deixa-me arriscar o molde talvez incerto, deixa-me arriscar o barro talvez impróprio na oficina onde ganham forma e paixão todos os sonhos que antecipam o futuro…

      E não me obrigues a ler os livros que eu ainda não adivinhei, nem queiras que eu saiba o que ainda não sou capaz de interrogar…

      Protege-me das incursões obrigatórias que sufocam o prazer da descoberta,  e com o silêncio (intimamente sábio) das tuas palavras e dos teus gestos,  ajuda-me serenamente a ler e a escrever a minha própria vida."

 

Para saber mais, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_Ponte

http://novaescola.abril.uol.com.br/index.htm?ed/171_abr04/html/falamestre

http://www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/

 

Abraços a todos e bom proveito

Prof. Claudio Lima

 

Deixe um comentário

