Letras, Autores & Citações, MIscelânea

INSTANTES

“INSTANTES”


Se eu pudesse viver novamente a minha vida,

Na próxima tentaria cometer mais erros.

Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.

Teia menos pressa e menos medo.

Daria valor secundário às coisas secundárias.

Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.


Seria muito mais alegre do que fui: só na alegria existe a vida.

Manteria distâncias enormes das pessoas ciumentas e possessivas.

Seria mais espontâneo.

Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres;

Subiria mais montanhas, nadaria mais rios.

Seria mais ousado: a ousadia move o mundo.

Iria a mais lugares, aonde nunca fui.

Tomaria mais sorvetes e menos sopas,

Teria menos problemas reais e nenhum imaginário.


Eu fui uma dessas pessoas que vivem preocupadamente

Cada minuto de suas vidas; claro que tive momentos de alegria,

Mas se pudesse voltar a viver, tentaria ter somente bons momentos.


Nunca percas o agora!


Mesmo porque, nada nos garante

Que estaremos vivos amanhã de manhã.


Eu era um desses que não ia a parte alguma sem um termômetro.

Uma bolsa de água quente, um guarda-chuva ou uma bengala.

Se voltasse a viver, viajaria mais,

Não levaria nada comigo que não fosse o essencial.

Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço

No início da primavera e continuaria assim até o fim do outono.

Jamais experimentaria os sentimentos de culpa ou de ódio.

Teria amado mais a liberdade e teria mais amor do que tive.

Viveria cada dia como se fosse um prêmio,

E como se fosse o último.


Daria mais voltas na minha rua,

Contemplaria mais amanheceres e brincaria mais do que brinquei.

Teria descoberto mais cedo que só o prazer nos livra da loucura.

Tentaria uma coisa nova todos os dias,


Se tivesse outra vez uma vida pela frente….

Mas, como sabem, tenho 85 anos e sei que estou morrendo.

(Creditado a Jorge Luís Borges)


Deixe um comentário

