Palestra de Peter Burke

UNIVERSIDADE FEEVALE – Campus II

Livro HISTÓRIA SOCIAL DO CONHECIMENTO

 

 

Neste livro, Peter Burke acompanha a história do conhecimento, a evolução nas formas de sua distribuição e disseminação, o controle pela Igreja e pelo Estado, sua comercialização e a organização de centros de conhecimento, analisando ainda estudos de sociologia do conhecimento, que começaram a tomar forma no início do século XX. O livro é baseado em consultas aos primeiros textos da Idade Moderna feitas ao longo de quarenta anos e fruto de conferências e seminários apresentados pelo historiador em países da Europa, Ásia e América do Sul.

 

 

Meus apontamentos durante a palestra:

PRIMEIRO VOLUME

 Centrado em disciplinas: Geografia do Conhecimento, Sociologia do Conhecimento, etc.

 

SEGUNDO VOLUME (não-lançado)

Centrado em estruturas: entre vários temas, como comercialização do conhecimento, democratização do conhecimento, , destaca-se a tecnologização do conhecimento

Cap. 1 Anteriormente, a busca do conhecimento migrou de individual (Isaac Newton), mas os cientistas de hoje  trabalham em equipe.

Cronologia: quando as principais mudanças na economia do conhecimento ocorreram?

Geografia: onde essas mudanças ocorreram?  Onde eram os centros e periferias do conhecimento? Onde ocorreram as ascenções e quedas da hegemonia do conhecimento

·         França: Diderot

·         Alemanha: Irmãos Humboldt – universidades em Berlim

·         Inglaterra:

·         Estados Unidos: primeiro momento de ascenção fora da Europa

Sociologia : quais grupos/instituições tiveram destaque  

 Obs.: Muitos cientistas “menores” não recebem o devido crédito pelas suas contribuições. O “efeito Mateus” tende a dar crédito a nomes mais conhecidos. Ex.: Darwin foi importante, fez sua descoberta, mas recebeu crédito por várias outras descobertas que não foram suas.

 

História Social do Conhecimento

Para saber mais, acesse  http://migre.me/2UiZk