MIscelânea

WebWriting

Na espera da festa de final de ano da Universidade Feevale, aproveitei o inesperado e raro tempo livre pra dar uma geral no blog. Numa conferida rápida ao Webdiálogos (no meu ponto de vista, parada obrigatória pra quem gosta de entender os rumos que a web vem tomando), topei com o termo webwriting. E eu lá sabia o que era isso?

Gostei do assunto e do tema e posto aqui as dicas mais quentes do texto.Acho que será útil para tornar futuros posts mais atraentes, indexáveis e retuitáveis (quem diria, hein?). Seguem as dicas:

A web se modifica constantemente. Gosto de pensá-la como um organismo vivo em mutanção. Da mesma forma a escrita para a web se modifica. Com as mídias sociais se tornando cada vez mais importantes na internet, as pessoas que escrevem para a web devem se adaptar para atingir um público cada vez maior. Resolvi, então, escolher aqui três dicas de webwriting visando o uso integrado com as mídias sociais

#1: Se preocupe com a twittabilidade do seu texto Neologismos à parte, é importante se preocupar com a possibilidade de seu texto ser twittado. Procure escrever títulos em menos de 140 caracteres. Em alguns casos, você pode configurar um botão de retweet em seu blog.

 #2: Crie títulos descritivos e que chamem a atenção do leitor A leitura na web é rápida e s leitores são multitarefa. Enquanto estão lendo um post, também estão conversando no MSN, twittando algo e observando seu perfil em alguma rede social. Por isso o escritor deve “fisgar” o leitor o mais rapidamente possível. Títulos descritivos dão uma boa idéia do conteúdo a ser abordado no texto e permitem que o leitor decida se vale à pena ler ou não o artigo. Essa dica é bastante válida principalmente quando o conteúdo é compartilhado nas mídias sociais. Ao se compartilhar algo no Twitter ou Facebook, por exemplo, são poucos caracteres que o usuário deve digitar para enviar o conteúdo aos seus amigos. Na maioria dos casos, apenas o título é digitado. Por tanto, cuide bastante do seu título. Não podendo dar a devida atenção ao seu título, faça com que a primeira frase do seu texto seja útil e impactante o bastante para que possa ser compartilhada sem maiores problemas.

#3: Coloque as palavras-chave do seu texto no título Evite o uso de pronomes, artigos, preposições e palavras que não sejam úteis ao conteúdo do texto. O título é uma das principais partes da sua página para os buscadores. Ao colocar keywords (palavras-chave) no título é importantíssimo, além de facilitar que seu texto seja encontrado nas redes sociais.

Fonte: http://www.webdialogos.com    Leia mais sobre em  http://www.useit.com/papers/webwriting/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s