Eventos

CULTURA DA INOVAÇÃO

Ontem, segunda-feira, na palestra de abertura da Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Extas e Tecnológicas da Feevale, compareci à palestra de Charles Bezerra, talvez o maior mentor da cultura da inovação no Brasil.

Anotei algumas palavras durante a palestra – sim, ele não fez uma apresentação formal.  Sua apresentação compunha-se de imagens linkadas com 4 ou 5 palavras no alto da tela. O que posso dizer? Apesar de eu não ser nenhum especialista em inovação, talvez a palavra que mais marcou a palestra foi MOTIVAÇÃO.  Essa palavra-chave foi composta mesclando-se várias outras, como:

  • SIMPLICIDADE: as idéias melhores tendem a ser simples
  • VISÃO SISTÊMICA: desde a Revolução Industrial viemos criando super-especialização, de maneira que hoje poucas pessoas tem a visão do todo.
  • PODER: o poder passou das pessoas para os processos, de maneira que pessoas podem ser substituídas, desde que se tenha o processo funcionando. Deve-se inverter essa lógica;
  • DIÁLOGO: não achar que tem a verdade única e inegociável (exemplo de Einstein & Niels Bohr)
  • O MAIS IMPORTANTE: Qual a pergunta/visão deve ser abordada nesse assunto? Que pergunta devo responder para resolver o problema?
  • EDUCAÇÃO: Só há duas coisas erradas sobre a educação: O QUE ensinamos e COMO ensinamos

 

Se você gostou, abaixo uma pesquena descrição sobre Charles Bezerra:

Charles Bezerra é um dos maiores cientistas da inovação do Brasil. É diretor-executivo do Gad’Innovation. Possui Ph.D. em Design pelo Illinois Institute of Technology, conhecido como “The New Bauhaus” e trabalhou como consultor de inovação em vários projetos internacionais para empresas como Steelcase, Sabre holdings e Marriott hotels. Foi gerente de design para América Latina da Motorola, e ganhou o prêmio de ouro no IDEA’08. Ele lecionou nos programas de mestrado e doutorado na University of Illinois at Chicago e na University of Otago na Nova Zelândia; Charles navega com facilidade no mundo da academia e da alta tecnologia, e já estudou várias disciplinas como, por exemplo, ciência cognitiva, design, gestão, engenharia, teoria da complexidade, inteligência artificial, biologia evolucionária e filosofia analítica. Ele tem palestrado e publicado em respeitados jornais internacionais e revistas ligadas a human-centered innovation e processos de inovação. Charles representa uma nova onda de pensadores, capazes de articular o conhecimento de varias disciplinas, sintetizar tudo de uma forma simples e lógica e nos ajudar a avançar com conforto em meio a tanta incerteza. É autor do livro “A Máquina de Inovação: mentes e organizações na luta por diferenciação” lançado em 2010 pela editora Bookman.

====================================================================

“O que determina o sucesso de uma organização é a capacidade de atrair a atenção dos consumidores `as suas idéias, produtos ou serviços. E, para isto, é preciso se diferenciar. A essência da inovação é a busca pela diferenciação. E para isto, precisamos pensar radicalmente diferente. Conhecimento é a chave para abrir as portas da inovação. Para inovar, uma empresa necessita criar um ambiente certo, uma cultura certa para inspirar as pessoas e potencializar suas mentes a atingir todo seu potencial. Não adianta comprar maquinas, processos, sistemas e não trabalhar o individuo. Trata-se da tarefa mais importante para os lideres de hoje. Em inovação não existem fórmulas.

Antes de criar as inovações, precisamos criar os inovadores. Esta palestra irá explorar, de forma inspiradora, duas questões fundamentais e interligadas:

1. Porque é tão difícil inovar?
2. O que indivíduos e organizações podem fazer para inovar mais e melhor?

 Charles Bezerra, Ph.D.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s