Educação, Mídias na Educação

APRENDER E ENSINAR: AS MÍDIAS E O COLETIVO

Se é certo que não sabemos ainda qual a amplitude dos processos de inovação tecnológica que está em curso, certo é que as gerações  mais novas, assim como nós, estão inseridas nesse meio.  Considerando que o aprendizado científico e a convivência humana, base da vida social, iniciam na escola, a  discussão de como se ensina e aprende num mundo em transformação é necessária e urgente.

O ser humano sempre se adaptou às mudanças, mas efetuar essa transição da maneira mais suave possível é tarefa da qual a escola, inserida no corpus social, deve tomar parte. Aprender e ensinar nesse ambiente pode ser tão desafiante quanto compensador, dadas as imensas possibilidades que se abrem e que podem – e devem – ser exploradas por processos de ensino-aprendizagem que se pretendem tão modernos, tanto quanto seus atores (abaixo):

Escutei certa vez (e omito o nome do autor por não recordar) a seguinte frase: “Se ensinarmos os  estudantes de hoje como ensinamos os estudantes de ontem, roubaremo-lhes o amanhã”.  Ou seja, num mundo repleto de mídias capturando a atenção e o tempo dos alunos, pretender anular seu uso significaria, em última análise, uma regressão na arte de aprender e ensinar. Por outro lado, sua inserção no contexto educativo, servindo aos propósitos adequados, justificariam seu uso como ferramentas facilitadores do contato, da comunicação, da aprendizagem.

Quanto aos desafios e às questões que se colocam com relação ao papel da educação, a única certeza é que sozinhos nada (ou muito pouco) conseguiremos. O mundo que se nos apresenta está posto e configurado devido à ação coletiva. Se os problemas sociais decorrem do posicionamento dos indivíduos perante ao mundo e ao outro, de sua maneira de ser e estar no mundo, acredito que as respostas devem vir da mesma matriz coletiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s