Computação, Mídias na Educação, Mestrado em Inclusão

Apresentação ANÁLISE DE SOFTWARES LEITORES DE TELA no XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE FEEVALE – Agosto 2012

Apresentação disponível em http://prezi.com/user/claudiodelima

Link para download do software NVDA – http://www.baixaki.com.br/download/nvda.htm

——————-

RESUMO

Análise comparativa de softwares leitores de tela no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Claudio Lima – Universidade Feevale[1]

Clóvis Silveira – Universidade Feevale [2]

Patrícia Brandalise Scherer Bassani – Universidade Feevale [3]

RESUMO

Um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é caracterizado por um conjunto de ferramentas computacionais que permitem a criação e o gerenciamento de cursos à distância, potencializando processos de interação, colaboração e cooperação. Estudos apontam que a interface de um AVA pode potencializar a interatividade e a interação no processo educacional a distância. Entende-se que os ambientes de educação online devem possibilitar a interação entre diferentes sujeitos e um primeiro desafio consiste em permitir o acesso e a participação, independente da condição deste sujeito, deficiente ou não. Deficientes visuais conseguem utilizar computadores fazendo uso de softwares leitores de tela. Dessa forma, este estudo tem como objetivo verificar as possibilidades de envolvimento de deficientes visuais em cursos à distância por meio do ambiente Moodle. A pesquisa, de natureza qualitativa, apresenta uma análise comparativa entre diferentes leitores de tela no AVA Moodle. Foram analisados os seguintes softwares leitores de telas: Virtual Vision, Jaws e Nonvisual Desktop Access (NVDA). Foram testados os principais recursos utilizados no Moodle, como chat, fórum, wiki, atividades em grupos e testes com outros recursos, como áudio, vídeo, links. Os resultados apontam possibilidades e limitações encontradas pelos sujeitos cegos durante a utilização do ambiente Moodle. Por fim, o estudo apresenta considerações sobre acessibilidade do Moodle com os softwares leitores de telas, destacando recursos plenamente funcionais sob a perspectiva técnica e  sugestões de possíveis melhorias aos recursos não acessíveis, colaborando para o avanço dessa discussão.

Palavras-Chave:Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Deficientes Visuais. Inclusão Digital.Leitores de tela. Moodle.


[1] Licenciado em Computação, cursa Especialização em Mídias na Educação pela UFPel – Universidade Federal de Pelotas e Mestrando em Inclusão Social e Acessibilidade pela Universidade Feevale. professor de cursos de Extensão. e-mail:claudiodelima@yahoo.com.br

[2] Licenciado em Computação, especialista em Educação a Distância e Mestrando de Inclusão Social e Acessibilidade da Universidade Feevale. e-mail:csclovis@gmail.com

[3] Doutora em Informática na Educação (UFRGS), professora titular do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade da Universidade Feevale e orientadora deste estudo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s