Sem categoria

BLOGS GRÁFICOS NA EDUCAÇÃO: além dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Este estudo apresenta um relato de experiência da utilização de ferramentas da web 2.0 por alunos que se preparam para o ingresso no mercado de trabalho. Os participantes são 20 alunos do projeto Jovem Profissional Feevale, entre 15 e 21 anos, provenientes de famílias de baixa renda e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Campo Bom/RS. O aprendizado iniciou com a introdução dos recursos básicos do computador, passando à utilização de ferramentas da web 2.0. Considerando que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) apresentam autenticação e ferramentas restritas, optou-se pelo blog gráfico Glogster para centralizar o aprendizado do aluno, livre para utilizar qualquer ferramenta web. Suportando texto, imagem, vídeo, áudio e links, o blog gráfico ainda pode ser compartilhado em redes sociais na web, favorecendo a colaboração. Os resultados sinalizam no sentido de que esta ferramenta representa avanço sobre os AVA tradicionais, auxiliando na socialização dos jovens, principalmente aqueles mais introspectivos. Considera-se que a ferramenta favorece a aquisição de habilidades e competências como a adaptação ao manuseio de diferentes softwares e compartilhamento de informações no trabalho em equipe, Estas habilidades podem estender-se à futura área profissional do estudante, favorecendo seu desempenho profissional.

Para obter o estudo completo, solicite-o via e-mail para claudiodelima@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s