(Este conteúdo é originário e também pode ser encontrado em http://www.flisol.info/FLISOL2013/Brasil
FLISOL 2013 – Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre

Venha conhecer o Software Livre! Use todo o potencial do seu computador sem abrir mão da sua liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e aperfeiçoar os programas que você e seus amigos usam.

Evento gratuito, no dia 27 de abril, na FEEVALE, com palestras, demonstrações, instalação e distribuição de Software Livre.

O FLISOL (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) é o maior evento de difusão de Software Livre da América Latina. É realizado desde o ano de 2005 e seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, dando a conhecer ao público em geral a sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento.

Com este fim, as diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país, em cada cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos nos quais se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores levados pelos participantes. Além disso, de forma paralela, se oferecem palestras, debates e oficinas, sobre temáticas locais, nacionais e latino-americanas sobre Software Livre, em toda sua gama de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.

O FLISOL 2013 será realizado no sábado 27 de abril.

Neste evento reuniremos nossa comunidade local de Software Livre e receberemos novos membros que queiram participar também. Teremos várias atividades sobre Software Livre em geral.

Conheça o Software Livre assistindo palestras e demonstrações ao vivo, e converse com outras pessoas com o mesmo interesse.

Para os detalhes da edição regional, continue lendo esta página. Para mais detalhes sobre o evento na América Latina, leia a página oficial do FLISOL.

Data, Hora e Local

  • Data: 27 de abril de 2013 (sábado)
  • Hora: 13h às 17h
  • Local: Campus II da Feevale, Prédio Arenito – Novo Hamburgo / RS (Como chegar?)

  • Público Alvo: usuários de computador em geral, educadores, estudantes e profissionais de TI que queiram conhecer o Software Livre e/ou participar da comunidade de Software Livre da região. Não é necessário ter experiência com Software Livre para participar.
  • Investimento: evento gratuito
  • Inscrições: no local

Divulgação / Imprensa

Informe-se sobre o evento e ajude a divulgá-lo:

Programação

Programação por sala

Salão de eventos

Sala 101

Sala 102

Sala 106

Sala 205

 

13:00

abertura, cadastramento

13:00

 

14:00

Cadastramento, demonstração de softwares livres, confraternização,

Festa de Assinatura de Chaves,

OpenSpaces

Vantagens e Desvantagens wordpress

Instalação de impressora server cups Ubutu 12.04 LTS

Mesa Redonda: Software Livre na Educação: Possibilidades, experiências e desafios

14:00

 

15:00

Novas possibilidades no desenvolvimento web com a HTML5

O que é Bitcoin?

Zarafa: descubra como a girafa pode colaborar com você!

15:00

 

16:00

Não Faça Gambiarras, Use Design Patterns!

Como comprar ou montar um ZFS Data Storage Server e sua rede SAN iSCSI e rede NAS com Debian, FreeNAS, OpenIndiana, Nexenta

Como gerenciar uma nuvem pública ou privada utilizando o Openstack

16:00

 

17:00

encerramento

17:00

Legenda:

Desenvolvimento

Diversos

Educação

Redes e comunicação

Descrição das palestras

Como comprar ou montar um ZFS Data Storage Server e sua rede SAN iSCSI e rede NAS com Debian, FreeNAS, OpenIndiana, Nexenta

  • Resumo: Um ZFS Data Storage Server que maximiza o desempenho por cada real investido pode ser comprado ou montado em diferentes configurações para atender desde o usuário doméstico até grandes corporações. Por não exigir hardware específico de um único fabricante, como é a regra no mercado de Data Storage Servers, o ZFS pode ser configurado em ampla variadade de desempenhos, inclusive num mesmo ZFS data storage server. Apresentaremos uma visão geral do que deve ser considerado no dimensionamento técnico, inclusive algumas dicas sobre rede SAN e NAS, para os diferentes cenários de uso e disponibilidade de investimentos.
  • Palestrante: André Felipe Machado
  • Minicurrículo: Colaborador do Projeto Debian, participa do Time de Parceiros e do Time de Publicidade e do Grupo de Usuários Debian-RS. Usa Linux desde 1998 e computadores desde o cartão perfurado. Engenheiro em Eletrônica desde 1988, programou de microkernel Real Time em microcontroladores fazendo DSP até sistemas web. Implantou, administrou e otimizou redes e servidores de arquivos, e-mail, aplicação, banco de dados. Blog pessoal http://www.techforce.com.br. Trabalha no SERPRO.

Como gerenciar uma nuvem pública ou privada utilizando o Openstack

  • Resumo: O Openstack é uma plataforma aberta, disposta a entregar um sistema totalmente escalável na nuvem. Utilizado por grandes empresas e instituições públicas como Nasa, HP, Dell, IBM, Rackspace, entre outras, será apresentado a arquitetura do Openstack, revelando ser uma plataforma robusta e escalável, e que pode ser utilizado por empresas para orquestrar uma infraestrutura heterogênea que possua um conjunto de diferentes tipos de infraestrutura.
  • Palestrante: Marcelo Dieder
  • Minicurrículo: Marcelo Dieder é graduado em Segurança da Informação pela Universidade Unisinos, sendo condecorado com o prêmio de “Aluno Destaque” pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Formado em técnico em Informática pela Feevale 2002. Possui as certificações de Linux, Novell CLA, Novell Data Center Technical Specialist, LPIC-1 e LPIC-2. Tem mais 10 anos de experiência com tecnologia da informação, coordenando infraestruturas de alto desempenho, alta disponibilidade e Cloud Computing.

Instalação de impressora server cups Ubutu 12.04 LTS

  • Resumo: Common Unix Printer System é um programa em código aberto do Unix, para a instalação e configuração de compartilhamento de impressoras, e podem ser disponibiliza-lo o serviço em rede como um spooler. Este tipo de servidor por ser instalado em Sistemas Operacionais Ubuntu, Debiam e derivados, é eficiente prático de fácil de configuração e utilização. Aqui Vamos abranger a instalação do servidor Cups, no Ubuntu 12.04 LTS, depois seguiremos a instalação e configuração pela rede a impressora, HP 4200 Series uma multi funcional, conectada a um aporta USB, do servidor, a instalação da impressora em rede no Ubuntu 12.04 LTS, e por último vamos instalar a mesma impressora pela rede em um computador com o Sistema Operacional Windows 7.
  • Palestrante: Ercio Luis Dorneles Berna
  • Minicurrículo: Graduado em Lico – Feevale 2009, Pós Graduando em Governaça e T.I – Faculdades Senac RS. Entusiasta Linux – autodidata – 4 anos de experiencia com linux, Debian/Ubuntu/Centos.

Mesa Redonda: Software Livre na Educação: Possibilidades, experiências e desafios

  • Resumo: Promover o compartilhamento de experiências e fomentar a reflexão sobre as possibilidades e os desafios que envolvem a prática com o software livre na educação.
  • Convidados: professora Joceline Mausolff Grübel, professor Luís Carlos Zuze Dhein, professor Paulo Francisco Slomp e professor Vanderlei Kriesang
  • Minicurrículos:
    • Professora Joceline Mausolff Grübel: professora de Informática Educativa na Rede Municipal de Ivoti e coordenadora de informática educativa na Rede Municipal de Dois Irmãos, Graduada em Licenciatura em Computação Feevale (2007). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

    • Professor Luís Carlos Zuze Dhein: professor de Informática Educativa e assessor pedagógico em Presidente Lucena. Trabalha há 7 anos com Software Livre na Educação na região do Vale dos Sinos.

    • Professor Paulo Francisco Slomp: professor da disciplina Software Livre na Educação na Faculdade de Educação da UFRGS. Mantém o blog Software Livre na Educação http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu e participa da comunidade nacional Software Livre Educacional http://www.sleducacional.org.

    • Professor Vanderlei Kriesang: professor do ISEI no curso de Pedagogia e nos cursos técnicos do IEI. Incentivador do uso de software livre na educação.

Não Faça Gambiarras, Use Design Patterns!

  • Resumo: Entendimento e demonstração de Design Patterns(Padrões de Projeto) no desenvolvimento de Software, mostrando como eles realmente melhoram a qualidade do código e da equipe.
  • Palestrante: Gabriel Molter
  • Minicurrículo: Entusiasta Gnu/Linux , usuário há 7 anos, desenvolvedor de software a 5 anos, grande parte do tempo em desenvolvimento web com PHP e seus frameworks, atualmente trabalhando no Laboratório Experimental de Engenharia de Software – Labex, focado em desenvolvimento para dispositivos móveis como Android e Windows Phone 8, usando métodos ágeis como Scrum, TDD.

Novas possibilidades no desenvolvimento web com a HTML5

  • Resumo: Apresentação da 5ª revisão da principal linguagem da World Wide Web, informações sobre o desenvolvimento da especificação, diferenças entre o HTML5 e HTML4, suporte nos navegadores atuais e as principais novidades na HTML5.
  • Palestrante: Tiago Roberto Kautzmann
  • Minicurrículo: Tecnólogo em Sistemas para Internet, atua como desenvolvedor web há 12 anos e como professor em cursos técnicos em Informática há 5 anos.

O que é Bitcoin?

  • Resumo: Nessa palestra será feita uma introdução ao assunto Bitcoin. Bitcoin é um novo tipo de dinheiro. É a primeira moeda eletrônica descentralizada não controlada por nenhuma organização ou governo. É um software livre, desenvolvido e controlado pelos seus usuários. Por todo o mundo, pessoas estão negociando o equivalente a milhares de dólares em bitcoins por dia, sem intermediários ou companhias de cartão de crédito. É uma moeda em adoção que nunca aconteceu antes. Bitcoin está se tornando uma enorme oportunidade para inovação. É uma ideia cuja a hora chegou.
  • Palestrante: Adriano Rafael Gomes
  • Minicurrículo: Adriano Rafael Gomes é Bacharel em Ciência da Computação pela Feevale. Trabalha como Analista de Suporte na Câmara Municipal de Novo Hamburgo, onde administra a rede de computadores com Software Livre. É membro do Grupo de Usuários de Software Livre do Vale do Sinos – SoftwareLivreVS. É usuário e entusiasta de Software Livre como movimento social e tecnológico desde 2003.

Vantagens e Desvantagens wordpress

  • Resumo: Apresentar a ferramenta wordpress para desenvolvedores/iniciantes de site, mostrando a eles a facilidade, rapidez, eficaz e entre outras vantagens e desvantagens.
  • Palestrante: Ivan Junior Quilin
  • Minicurrículo: Último Semestre em Tecnólogo em Sistemas para Internet na Universidade Feevale. Programador PHP, JAVA, ANDROID, TITANIUM, ESPECIALISTA EM WORDPRESS.

Zarafa: descubra como a girafa pode colaborar com você!

  • Resumo: Conhecer um software colaborativo, apresentar uma alternativa eficiente para gerenciamento de contas de e-mail (e outros serviços) e demonstrar o uso prático da ferramenta Zarafa são alguns dos objetivos desta palestra. Venha conhecer todo o potencial desta ferramenta que está ao seu alcance!
  • Palestrante: Daniel Bauermann
  • Minicurrículo: Bacharel em Análise de Sistemas e mestre em Computação Aplicada pela Unisinos. Membro do Grupo de Usuários de Software Livre do Vale do Rio dos Sinos (SLVS) http://www.softwarelivre-vs.org. Sócio-diretor da Anauê Soluções em Informática http://www.anaue.com.br. Conheceu o mundo Unix em 1995 através do SCO-Unix, experimentando também HP-UX e AIX. Desde 1999 tem utilizado diferentes distribuições Linux na tarefa de administração de banco de dados, serviços de internet, e-mail e outros.

Festa de assinatura de chaves OpenPGP

Durante os intervalos entre as palestras acontecerá uma festa de assinatura de chaves OpenPGP. A festa acontecerá na Recepção.

OpenSpaces

Durante toda a tarde teremos os OpenSpaces.

Os OpenSpaces surgiram da constatação de que, pra muita gente, a melhor parte de conferências como pycon, FISL etc são as “conversas de corredor”. Ou seja, quando você começa a bater papo, daí surge um assunto particularmente interessante, mais uma meia dúzia de pessoas em volta se juntam e dali sai uma excelente discussão. Nada tinha sido programado, ninguém usou slides, microfones ou palcos, mas a conversa foi sobre o que *você* queria conversar. Os OpenSpaces são a tentativa de “regulamentar” essas conversas, e tirar o máximo de proveito possível delas, sem engessá-las.

Veja como funcionam os OpenSpaces.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e serão feitas no dia do evento junto com a comissão organizadora.

Os participantes inscritos receberão certificado de participação através do email.

Organização

http://www.softwarelivre-vs.org     http://www.feevale.br

Apoio / Patrocínio

http://www.anaue.com.br     http://www.mixerinformatica.com.br

Fotos

aguarde…

FLISOL2013 (editada pela última vez em 2013-04-18 18:21:25 por DanielBauermann)