PREZI

APRENDER COM MOBILIDADE: UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MÓVEIS E SEM FIO COMO POTENCIALIZADORAS DA INTERAÇÃO EM PROCESSOS EDUCATIVOS

* Claudio Cleverson de Lima

** Patrícia B. Scherer Bassani

*** Débora Nice Ferrari Barbosa

RESUMO: 
O acesso aos recursos da web 2.0 é cada vez mais realizado com o uso das TIMS (Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio). Este estudo teve como objetivo investigar como o potencial de interação e cooperação das ferramentas da web 2.0, acessadas por meio das TIMS, pode oportunizar a interação de alunos em exercício domiciliar com o contexto escolar. A metodologia envolveu um estudo de caso, com base em observação participante, diário de campo, entrevista e questionário. Resultados apontam que, apesar da necessidade de mais laboratórios de informática nas escolas, bem como suporte técnico e formação docente para utilização pedagógica das tecnologias digitais, as ferramentas da web 2.0, acessadas por meio das TIMS, oportunizam espaços de interação, cooperação e aprendizagem.
Palavras-chave: aprendizagem móvel, interação, cooperação, TIMS, ferramentas da
web 2.0.

1. Introdução
O termo web 2.0, surgido em 2004, nomeia a fase da internet marcada pela facilidade de interação e publicação de conteúdo online (O’REILLY, 2004). O escopo dinâmico de atuação desse novo formato conceitual da web permite níveis mais abrangentes de interação e cooperação entre os sujeitos, destacando-se a interatividade e
a participação do usuário com a estrutura e o conteúdo da página. Ao invés de navegadores passivos, que apenas acessam o conteúdo, os usuários da web 2.0 fazem proposição de serviços, produzem e divulgam informações e participam ativamente do processo. Migra-se do modelo de comunicação tradicional, de um-para-muitos, para o modelo de comunicação interativa, de muitos-para-muitos (PRIMO, 2007). Assim, as ferramentas da web 2.0 apresentam como característica fundamental o foco na participação do sujeito, potencializando processos de colaboração e compartilhamento, e evidenciando possibilidades de utilização em processos educativos.
Considera-se que as ferramentas sociais da web 2.0 são……………………….

–> veja texto completo em http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49828/31186

CINTED UFRGS