APRENDER COM MOBILIDADE: utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio como potencializadoras da interação em processos educativos

Claudio Cleverson de Lima, Universidade Feevale, e-mail: claudiolima@feevale.br
Patrícia B. Scherer Bassani, Universidade Feevale, e-mail: patriciab@feevale.br
Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale, e-mail: deboranice@feevale.br

Resumo. O acesso aos recursos da web 2.0 é cada vez mais realizado com o uso das TIMS (Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio). Este estudo teve como objetivo investigar como o potencial de interação e cooperação das ferramentas da web 2.0, acessadas por meio das TIMS, pode oportunizar a interação de alunos em exercício domiciliar com o contexto escolar. A metodologia envolveu um estudo de caso, com base em observação participante, diário de campo, entrevista e questionário. Resultados apontam que, apesar da necessidade de mais laboratórios de informática nas escolas, bem como suporte técnico e formação docente para utilização pedagógica das tecnologias digitais, as ferramentas da web 2.0, acessadas por meio das TIMS, oportunizam espaços de interação, cooperação e aprendizagem.
Palavras-chave: aprendizagem móvel, interação, cooperação, TIMS, ferramentas da web 2.0.

Texto completo em http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49828/31186