CONHECIMENTO, Educação

A SUTIL ( e fundamental) DIFERENÇA ENTRE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

AA

A imagem acima* representa magistralmente a diferença entre INFORMAÇÃO (que existe às pencas nas bibliotecas, repositórios e, mais recentemente, na internet) e CONHECIMENTO, esta matéria rara, que só se constrói quando as informações são relacionadas e assimiladas (Piaget, epistemologia genética)

Uma das minhas leituras da imagem  – e reconheço que existem muitas outras – se concentra na figura oculta na segunda imagem, que é a importantíssima figura do professor. A leitura que se faz é que até é possível se informar e aprender conceitos sozinho, mas bem mais raramente (e levando muito tempo) se conseguirá, sozinho, estabelecer as relações entre as informações, que construirão efetivamente o conhecimento.

Conhecimento, portanto, pressupõe socialização e orientação e o papel docente, neste sentido, é essencial para dar sentido às informações e, com elas, construir o conhecimento.

(Existe uma outra versão desta imagem que coloca uma terceira figura como SABEDORIA, mas disso falaremos no próximo post)

Abraço grande e até mais

* Fonte: http://redefineschool.com/information-vs-knowledge/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s