e-government, governo eletrônico

GOVERNO ELETRÔNICO: o que temos e o que falta avançar?

ab

Segundo a iSys (2015)*, os Sistemas de Informação para Governo tratam da utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para acesso à informação; dinamização da prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais; e ampliação de discussões e participação dos cidadãos nas questões de interesse público. Tais sistemas, em geral, também estabelecem mecanismos de apoio ao cidadão; melhoria da gestão interna do governo; e integração do governo com parceiros e fornecedores. Isso é feito na intenção de aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação do cidadão.

Várias políticas e leis relacionadas a este tema têm sido estabelecidas em todo o mundo, com implicações diretas nas metodologias e tecnologias que apoiam adequadamente a complexidade deste universo. Porém, muitos são os desafios que ainda se apresentam para um futuro muito próximo.

No seu ponto de vista, quais sãos os desafios mais urgentes que se apresentam para que os benefícios do governo eletrônico estejam disponíveis de modo eficiente à sociedade brasileira?

FONTES:
*A iSys é uma  publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da SBC com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO. Imagem: fonte <http://cathy.spaceblog.com.br/image/1218113158-jpg/>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s