EaD, Educação, Mídias na Educação, tecnologias digitais, TI, tradução

Formação em Design Educacional: da teoria à prática

Designer Educacional

Tive a oportunidade de participar e concluir, entre maio e Julho de 2016, de formação em Design Educacional da Artesanato Educacional, ministrado pelo professor João Mattar, com quem tenho tido o prazer de trabalhar na tradução de 2 obras importantes em EaD nos últimos dois anos (confira aqui) .
O professor João Mattar é um dos maiores expoentes da Educação a Distância no país,  trabalhando junto à ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) no estabelecimento de discussões, aplicação e disseminação dessa importante modalidade educativa no Brasil.
O Design Educacional, uma evolução do tradicional Design Instrucional, explora a teoria e prática do Design Educacional, que inclui o planejamento, a elaboração e o desenvolvimento de projetos pedagógicos, materiais educacionais, ambientes colaborativos, atividades interativas e modelos de avaliação para o processo de ensino e aprendizagem. O curso procura apresentar um modelo de Design Educacional mais flexível e menos rígido do que os modelos tradicionais de Design Instrucional, incorporando elementos de interatividade e design de games.
Bastante proveitosa a formação que resultou em um artigo em fase de submissão para publicação. Denominado APLICAÇÃO DO DESIGN EDUCACIONAL EM PROJETOS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA: FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES, o estudo teve como objetivo apresentar um projeto de aprendizagem de fundamentos da programação de computadores para uma turma de aprendizes do projeto de extensão Jovem Aprendiz da Universidade Feevale, localizado na cidade de Novo Hamburgo, estado do Rio Grande do Sul. O público-alvo são 20 jovens de 15 a 18 anos, estudantes de ensino médio em escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social. O projeto disponibiliza aos aprendizes formação na área de TI, auxiliando-os na sua primeira inserção profissional. Após a formação presencial de oito meses, este projeto de ensino semipresencial está planejado para oito aulas, a serem implementadas nos últimos dois meses da formação, período no qual os jovens ficam inseridos nas empresas e vêm ao projeto apenas um dia por semana, para socializar e dirimir dúvidas.

O objetivo deste projeto é estimular a utilização de recursos de comunicação digitais da web 2.0, permitindo a construção da rede pessoal de aprendizagem (PLE) do aprendiz de modo a potencializar o aprendizado à distância, estimulando-os a absorver e praticar os fundamentos da programação de computadores. As aulas terão duração de duas horas diárias, num total de oito aulas e 16 horas e espera-se que os recursos da web 2.0, aliadas ao design educacional em EaD, possa auxiliar os jovens na aquisição da competência desejada, preparando-os para qualificar ainda mais sua inserção no mercado de trabalho.

Assim que publicado, postarei aqui o artigo na íntegra.
Espero que tenham apreciado a leitura e aguardo seus comentários.

Abraço e até mais

Prof. Claudio

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