Educação, Gamificação, Mídias na Educação

GAMIFICAÇÃO & EDUCAÇÃO

gamificacaocircular

Fonte da imagem: http://www.aglaedh.com/


Baseado na ideia de que os jogos têm uma força de penetração bastante significativa no Brasil e no mundo (ORRICO, 2012; ESA, 2012)  e são ferramentas bastante eficientes para potencializar aprendizagens em diversos campos (AZEVEDO e BOMFOCO, 2012), surge  o conceito de gamificação como a aplicação de elementos do design de jogos, tais como estratégias e mecânicas, na educação, servindo como elemento motivador da aprendizagem (KAPP, 2012).

Há que se diferenciar games e gamificação, pois podem haver ambientes e conteúdos gamificados sem games. E mais: são necessárias técnicas específicas e atenção na elaboração e utilização do conceito de gamificação, pois a simples introdução de conceitos de gamificação sem a devida atenção pode converter-se em elemento negativo e produzir efeito contrário à facilitação e motivação da aprendizagem. Há que se ter responsabilidade ética com sua utilização na educação, haja vista que a gamificação pode influenciar o comportamento dos alunos (MATTAR, 2010).

Para a professora Eliane Schlemmer, pesquisadora da área de gamificação em ambientes híbridos e multimodais da Unisinos (RS), a gamificação pode contribuir ainda com a Educação a Distância (EaD) ao possibilitar o desenvolvimento de novas situações de ensino e aprendizagem. Para Schlemmer, a gamificação proporciona maior engajamento dos alunos na aprendizagem contribuindo para uma educação emancipatória. (SCHLEMMER, 2014) –> http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/15731

A quem se interessou pela aplicação da gamificação em ambientes educativos, recomendo ainda o livro do professor João Mattar chamado Games em Educação: como os nativos digitais aprendem, lançado pela editora Pearson.

games-em-educacao

Conceitos anteriores podem ser explorados também neste artigo de  Deterding, Dixon, Khaled e NAckle (2011), que define o conceito à https://www.cs.auckland.ac.nz/courses/compsci747s2c/lectures/paul/definition-deterding.pdf

 

E você, o que pensa sobre o assunto?  Comente, critique, colabore….
Um abraço – prof. Claudio Lima

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s