siet-2016-hero

Anualmente, a cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, recebe uma das maiores feiras mundiais de jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio: a MOSTRATEC – Mostra Brasileira e Internacional de Tecnologia. De acordo com a página do evento, ” a Mostratec conta com a participação de 640 projetos de pesquisa 420 da Mostratec + 220 da Mostratec Júnior), do Brasil e de vários países. A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.”

Paralelamente à MOSTRATEC, ocorrem diversos eventos integrados, como SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Mostratec Júnior,  Robótica Educacional, Feira do Livro e atividades esportivas e culturais.  Destaco, neste post, o SIET, O Seminário Internacional de Educação Tecnológica, organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, ocorre junto à MOSTRATEC e se consolida como evento de discussão e difusão das pesquisas tecnológicas e das metodologias de iniciação científica aplicadas às realidades sócio produtivas.  Nesse sentido, o SIET, nas suas últimas edições, tem pautado a reflexão sobre as transformações sociais e tecnológicas do mundo do trabalho, bem como os desafios da formação profissional para as demandas na inovação tecnológica e social.

A programação deste ano traz, entre as diversas atrações, destacam-se:

  • palestra ÉTICA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÂO CONTEMPORÂNEA – prof. Dr. André Luiz Olivier da Silva (UNISINOS)
  • Mesa temática GÊNERO, ESCOLA E AS ESCOLHAS PROFISSIONAIS
  • A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM PORTUGAL – Profª Dra. Maria Antonia Belchior Ferreira Barreto, do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
  • Palestra EDUCASTEAM-OEA: Innovación Educativa para el desarollo integral de los estados miembros  de la Organización de los estados Americanos – Prof. Luis Andrés Ochoa Duque
  • RELATOS DE EXPERIÊNCIA
  • OFICINAS
  • MESAS-REDONDAS

Considero eventos como esses extremamente relevantes, com temáticas atualizadas e importantes para todos aqueles que se dedicam ás relações entre tecnologia, inovação e sociedade. E você, o que pensa?

Aguardo seus comentário.

Um abraço – Prof. Claudio Lima