Cibercultura, Computação, inteligência artificial, tics

SINAIS DO FUTURO IMEDIATO – IoT (Internet das Coisas)

aaaJá há um bom tempo venho acompanhando a trajetória de Sílvio Meira. Cientista e pesquisador brasileiro da área de Engenharia Eletrônica, com mestrado pela UFPE e doutorado pela Universidade de Kent, Inglaterra, é autor de centenas de artigos científicos e tecnológicos publicados e incontáveis textos sobre Tecnologia da Informação e seu impacto na sociedade.
Seu currículo impressiona. Pesquisador do CNPq por mais de 15 anos, já foi assessor da secretaria de política de informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, membro do primeiro comitê gestor da Internet/br, presidente da Sociedade Brasileira de Computação e consultor do Banco Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Recebeu da Presidência da República, as comendas da Ordem Nacional do Mérito Científico (1999) e da Ordem de Rio Branco (2001) do Governo de Pernambuco, o Grau Comendador do Quadro de Graduados Especiais da Ordem do Mérito dos Guararapes. Já foi considerado, pela revista Info Exame, uma das cem pessoas mais importantes das tecnologias da informação no Brasil. Mantém, por fim, o interessantíssimo e (quase) obrigatório blog Dia a Dia, Bit a Bit , de onde, com seu singular estilo de escrita, apresenta análises, tendências, opiniões e previsões sobre os mais diversos campos nos quais a Tecnologia da Informação é protagonista.

Como um dos fundadores e cientista-chefe da Ikewai, rede de business designers baseada no Porto Digital/Recife, um dos primeiros e principais parques tecnológicos do Brasil,  ele começou, no endereço da própria Ikewai,  uma série de textos sobre tecnologias da informação e comunicação e seus impactos, denominando a série de SINAIS do FUTURO imediato.
O primeiro deles fala sobre a IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), a revolução tecnológica, já em curso, é bom frisar, que tem como objetivo conectar os  mais diversos itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores.  No texto, ele analisa soberbamente, abseado em dados como do Gartener, por exemplo, as tecnologias com potencial de mudança no mercado, a impressão 4D (corra lá ver o que é), e, principalmente, a análise de que as “coisas” de “internet das coisas” deixam de ser vistas como algo simplesmente físico, mas, sim, como coisas-num-sistema, o que vai possibilitar arranjos e soluções muito mais interessantes, sofisticados e sustentáveis.

Impossível resumir aqui o brainstorming que o texto provoca, mas que vale a pena, isso vale. Vai lá, leia e, se gostar, deixe seu recado e compartilhe

Texto integral –> http://www.ikewai.com/WordPress/2016/12/12/sinais-do-futuro-imediato-1-internet-das-coisas/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s