INTERGERACIONALIDADE: do possível conflito à valorização das experiências

Passando ao largo da dicotomia nativos versus imigrantes digitais, que não faz sentido em espaços de convivência híbridos, multimodais, pervasivos e ubíquos (SCHLEMMER, 2016), o projeto Jovem Aprendiz Feevale promoveu uma experiência de intergeracionalidade, na qual se busca quebrar o suposto distanciamento de indivíduos de diferentes gerações, podendo tanto gerar conflitos e experiências negativas como potencializar novas e fecundas aprendizagens para os envolvidos. Nesse contexto, as instituições culturais e educativas surgem como espaços privilegiados de relacionamento e troca de experiências entre as gerações. Este artigo apresenta o relato de experiência de prática da intergeracionalidade proporcionada pela intersecção de um projeto de extensão da Universidade Feevale e uma ação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental.
Durante um período de 60 dias, os alunos do Jovem Aprendiz Feevale, com idades entre 15 e 21 anos e que estão sendo preparados para mercado de trabalho na área de TI, planejaram e conduziram oficinas semanais de informática para seis usuários adultos de um Centro de Atenção Psicossocial de Novo Hamburgo, espaço da prática da Residência Multiprofissional desta Universidade. A atividade foi acompanhada pelo educador de informática do projeto e pelas psicólogas residentes. Essa experiência entre pessoas de diferentes gerações promoveu momentos ricos de troca, cooperação, conhecimento e socialização em uma experiência social benéfica para todos os envolvidos, na medida em que conhecimentos intergeracionais e experiências puderam ser compartilhadas por todos os envolvidos no processo.
Palavras-chave: intergeracionalidade, Tecnologia da Informação, saúde mental, interação, socialização

Escrito em parceria entre os pesquisadores Cláudia Maria Teixeira Goulart, Claudio Cleverson de Lima, Carolina Winter e
Cristiane Röedel Hirdes, o artigo completo foi publicado na coletânea  EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS DE
APRENDIZAGEM E SENTIDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, organizado por Pedro Floriano dos Santos e Cristiane Maria Riffel, da Univali, Itajaí, SC e o livro completo pode ser conferido  aqui

Gostou? Curta, comente, compartilhe!

Um abraço e até mais

Deixe um comentário